Qual a importância do plano de sucessão na empresa familiar

A sucessão é um processo, não somente um momento de passagem de bastão, que perdura muitos anos. A preparação do sucessor também segue o mesmo caminho. Seja ele profissional de mercado ou membro da família, o preparo para assumir a principal posição da empresa deve ser feito de forma estruturada e planejada.

Quando a escolha é por um profissional de mercado, espera-se que sua competência técnica seja compatível com os atributos esperados de um CEO e com as necessidades estratégicas da empresa. Além disso, é preciso que esse profissional seja capaz de se adequar à cultura e ao estilo de gestão da empresa familiar em questão. Não há garantias de que, sendo um exímio executivo em uma empresa, assim o será em qualquer outra. Assim, um plano de acompanhamento deste executivo é requerido.

Já no caso do herdeiro sucessor, espera-se que o seu preparo já tenha começado desde a infância, pois se o seu olhar de interesse para o negócio não foi despertado durante a sua vida, dificilmente ele será um bom candidato à sucessão. Caso o seu interesse seja genuíno, o ideal é que seja continuamente preparado em várias etapas da sua vida, tenha uma carreira muito consistente, preferencialmente com uma formação educacional nas melhores escolas de negócios do Brasil e Exterior, com experiências externas às empresas da família, sem entretanto perder o vínculo com o segmento e os negócios familiares.

É importante cuidar da sua formação técnica e também comportamental, para que seja um executivo preparado para atuar em posições de liderança em qualquer empresa do mercado. Se assim o fizer, certamente será também a melhor opção para os negócios da sua família.

Quando a decisão for pela sucessão familiar, é importante que o Conselho de administração, ou um comitê criado para este fim, defina os requisitos, critérios de seleção, bem como verifique as evidências da experiência profissional e perfil comportamental esperados para a posição. É indicado que o sucessor seja acompanhado por um ou mais mentores, bem como sejam fixadas as metas e os indicadores para acompanhar o desempenho no seu primeiro ano de atuação. Quando os objetivos e as metas estão claros, a possibilidade de sucesso é bem maior.

Danielle Quintanilha Merhi e Adriano Salvi, Sócio-fundadores da UTZ Soluções para Empresas Familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.