Serviços

TENHA UMA CARREIRA DE IMPACTO E FAÇA A DIFERENÇA NA SUA EMPRESA FAMILIAR!

A longevidade de uma empresa familiar depende do preparo e desenvolvimento das futuras gerações.

Um herdeiro preparado precisa:

• Saber adaptar-se a ambientes em constante mudança

• Ter conhecimento técnico e habilidade comportamental

• Ser proativo e incansável na busca de resultados

• Ter visão do negócio

Sucessores e sucedidos são co-responsáveis por tornar uma empresa familiar longeva. O Programa Próxima Geração (PPG) é o primeiro passo importante a ser dado nessa longa caminhada!

O PPG é um programa de desenvolvimento para herdeiros de famílias empresárias. O participante terá uma experiência única de crescimento pessoal e profissional, em um ambiente de trabalho externo à empresa da família, complementada com estudos presenciais dirigidos e o acompanhamento de mentores.

BENEFÍCIOS PARA O HERDEIRO

Troca de experiências e visões entre herdeiros de outras empresas familiares.

  •  Competências
  •  Reconhecimento por suas próprias conquistas destacadas e desenvolvidas, possibilitando escolhas mais autonomas e seguras em sua carreira
  • Desenvolvimento de habilidades relacionais para lidar com conflitos e diferentes pontos de vista e se adaptar a mudanças
  • Autoconhecimento
  • Amadurecimento pessoal e profissional
  • Desenvolvimento de consciência social
  • Responsabilidade como futuro acionista

A quem se destina

Herdeiros de famílias empresárias, na faixa etária entre 20 e 30 anos, que buscam uma capacitação intensa e específica, que beneficiará a sua trajetória nos negócios da sua família, seja como executivos, seja como futuros acionistas.

O Programa

Trabalho em uma outra empresa:
Experiência externa de trabalho com atribuições definidas, acompanhamento do gestor e feedback.

Hackathon Social:
Atividades sociais, contemplando conteúdo. Visitas e desenvolvimento de projeto de impacto social.

Assessment:
Mapeamento do perfil comportamental do herdeiro e identificação de interesses. potencialidades, pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos.

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI):
Construção de um plano de desenvolvimento individual para fortalecimento das competências do herdeiro.

Mentoria:
Acompanhamento individualizado do herdeiro por um mentor da UTZ durante todo o Programa.

Grupos de Discussão:
Estudos dirigidos de livros relacionados aos temas dos módulos de desenvolvimento.

Módulos de Desenvolvimento:
Capacitação, tratando de temas como Inovação e empreendedorismo. relações interpessoais, comunicação assertiva, gestão, liderança e governança em empresas familiares.

DURAÇÃO
Período de 10 meses. Solicite o cronograma. 

PROCESSO SUCESSÓRIO

Quando falamos em sucessão familiar, é preciso considerar três fatores fundamentais, são eles a família, a propriedade e a gestão. Cada um deles requer um plano e uma sistemática específica para a garantia da sucessão, do patrimônio e do negócio propriamente dito. 

A sucessão se faz em vida e o preparo do sucessor e do sucedido deve ser tratada como um processo e não um evento. Para ambos requer um plano de desenvolvimento e, para o sucessor, recomenda-se iniciar desde a infância até a fase adulta, sendo que em cada uma destas etapas há elementos de atenção e investimento neste preparo, favorecendo uma escolha consciente, voluntária e contributiva. 

No âmbito do sucedido sempre há indagações, tais como: quando uma geração deve sair de uma posição executiva e ceder lugar para a próxima? Existe uma idade ideal? O fato é que não há situação ideal, há situação possível de ser enfrentada com os recursos disponíveis naquele contexto. 

Os especialistas da UTZ contribuem para conduzir junto às organizações o desenvolvimento das competências críticas para a organização; definir as métricas para acompanhamento do desempenho dos gestores; mapear os pontos de deficiência; identifica potenciais sucessores e planos de desenvolvimento; minimizar feudos e permite que o processo aconteça com transparência, solidez e o conhecimento seja perpetuado, favorecendo desta forma a longevidade do negócio.

 

Processo Sucessão Familiar

COESÃO FAMILIAR

Ajudamos a família a definir o seu propósito, alinhar expectativas e objetivos, identificar os pontos de desconforto no âmbito empresarial/familiar, tratar conflitos e fortalecer os laços afetivos.

  • Alinhamento de expectativas e objetivos
  • Definição dos propósitos da família
  • Elaboração de protocolos familiares
  • Mediação de conflitos familiares

GESTÃO DE CONFLITOS

A gestão de conflitos são desafios vivenciados pelas organizações, especialmente as de formação familiar. Se possível classificar, podemos dizer que há três principais tipos: o primeiro deles é o deflagrado e o impacto nas pessoas gera reflexos nos negócios; o segundo evita-se o tema e o silêncio, por vezes, poderá trazer impactos ainda maiores ao negócio no futuro e, o terceiro tipo, há organizações que lidam com os conflitos pautados por transparência e o diálogo.   

Os conflitos representam a complexidade das relações humanas e que trazem ao ambiente empresarial os mais fortes sentimentos, tais como o amor e ódio; a proximidade e a rejeição; as empatias e as repugnâncias; a proteção e a indiferença, como também, a inveja. 

A UTZ possui time especialista em contribuir para o entendimento do ambiente organizacional e desenvolver soluções que favoreçam a construção de laços saudáveis e duradouros. 

GOVERNANÇA CORPORATIVA

O IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), no qual os consultores da UTZ são certificados, conceitua a governança como o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas. As recomendações objetivas alinham os interesses com foco em perpetuar e otimizar o valor a longo prazo, transparência, equidade e democratizando o acesso à informação, aos recursos, assim como a longevidade e o bem comum.

Neste sentido, os projetos desenvolvidos pela UTZ são pautados em alguns pilares:

  • Preservar o valor da organização, desde o controle de riscos até a garantia de cumprimento do objeto social; 
  • Otimizar o valor da organização, com foco na geração de resultados e a facilitação de acesso aos recursos necessários; 
  • Longevidade é a preservação e otimização da organização no longo prazo, buscando a sólida perpetuação.  

 

ACORDO DE SÓCIOS E PROTOCOLO FAMILIAR

 O acordo de sócios, primordial para regulamentar a estrutura da sociedade e as tomadas de decisões relacionadas ao negócio da organização. Quando no âmbito de uma empresa familiar, há ainda a importância de se definir o propósito, alinhar expectativas e os objetivos, assim como identificar os pontos de desconforto no âmbito empresarial versus familiar, tratar conflitos e fortalecer os laços afetivos.

Os consultores da UTZ são especialistas no desenvolvimento deste trabalho em organizações por todo o país, nos mais diversos segmentos. Se faz sentido sobre o que busca, fale com a gente!

CONSELHO DE FAMÍLIA

Estruturamos, acompanhamos e realizamos as diversas ações de responsabilidade do Conselho de Família. Ações relacionadas ao processo de sucessão, formação e desenvolvimento de acionistas e herdeiros, acompanhamento e preparo do sucedido para o afastamento do negócio são alguns dos trabalhos realizados pelo Conselho de Família e ofertados pela UTZ.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

As grandes transformações por que passa o mundo dos negócios fazem com que as empresas devam se preocupar cada vez mais com a qualidade da tomada de decisões estratégicas. É crucial separar o momento de reflexão e deliberação de estratégia das decisões operacionais do dia-a-dia.

Nesse contexto, implementar um conselho de administração torna-se imperativo para que a empresa aprimore suas práticas de governança corporativa e esteja apta a enfrentar os imensos desafios presentes e futuros, impostos por um ambiente de negócios em transformação a uma velocidade cada vez maior.

A UTZ conta com com profissionais habilitados a implantar em organizações conselhos de administração ou consultivos eficazes e a exercer o papel de conselheiro, de modo a contribuir para que as empresas vençam os seus desafios estratégicos e alcancem a longevidade num ambiente de crescente complexidade.

DESENVOLVIMENTO DE EXECUTIVOS E LIDERANÇAS

A gestão de pessoas é uma das questões críticas para o sucesso de um negócio, é necessário focar na formação de líderes, motivação dos colaboradores e união das equipes de trabalho.

Os executivos e os líderes que dão o tom e conduzem como “maestros” as transformações vividas pelas organizações, assim como são atuantes para permitir maior engajamento, senso de pertencimento, inovação, autenticidade e sustentabilidade nas organizações. 

A UTZ conta com especialistas em desenvolver competências e habilidade de executivos e líderes, para que as organizações perpetuem e sigam o seu propósito como empresa e os reflexos para o tecido social. 

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Para escolher uma profissão, é necessário o auto conhecimento, o que parece óbvio, mas que por vezes, a pessoa necessita de orientação para refletir, analisar suas habilidades, seus interesses, o que lhe dá prazer, o que lhe deixa realizada, os seus sonhos e projetos futuros.

Cada profissão requer uma série de habilidades e competências, que podem e devem, ser pesquisadas previamente, e ao realizar esta pesquisa, a pessoa pode se questionar quanto a sua identificação com estas informações, ou seja, o quanto se percebe aderente ao perfil que este profissional deve ter.

Como passamos a maior parte do nosso tempo trabalhando, a profissão deve ser sinônimo de satisfação, portanto, é melhor realizar uma escolha, que tenha aderência às suas habilidades. Observe que aqueles profissionais mais bem sucedidos são aqueles que de fato se identificam com a profissão escolhida.

Você busca orientação vocacional (vestibular), profissional ou reorientação de carreira? Conte com o time da UTZ, fale com a gente!

Podemos contribuir? Fale com a gente: