Precisamos ficar atentos ao que nos nutre e nos faz ter esperança por dias melhores

Vivemos um momento muito desafiador… Quantas pessoas precisam enfrentar o medo e sair para trabalhar todos os dias, para garantir que os serviços essenciais sejam mantidos? E neste contexto, quantas famílias ficam em casa vendo seus familiares se arriscando por todos nós? E suas famílias certamente administram seus medos, conseguindo força por terem um orgulho imenso da causa escolhida por seus entes queridos! Esses profissionais merecem todo a nossa admiração, valorização e gratidão!

Quantas pessoas estão se reinventando e lidando com uma nova rotina, trabalhando em home office, lidando com seus filhos e todas as suas demandas, inclusive as escolares? Além disso, ainda precisam dar conta das atividades domésticas!

Quantos estão sozinhos, precisando lidar com o distanciamento dos seus netos, seus passeios e tudo aquilo que os nutria?

Tudo que estamos vivendo é muito duro! Mas precisamos lembrar que apesar de intenso, é passageiro!

Por isso, precisamos buscar alternativas para nos manter saudáveis física e mentalmente, mas como fazer isso?

Precisamos “dar voz” às nossas angústias, ter espaço para compartilhar nossas dores e, aprender com o outro, alternativas para lidar com tudo isso. Neste contexto, podemos buscar mais os nossos colegas de trabalho, não só para falar das entregas a serem feitas, mas também para compartilhar como cada um está lidando com uma situação que pode ser semelhante à nossa.

Podemos aproveitar e fortalecer os laços de amizade e familiares. Dialogar mais, falar do que desejamos para o nosso próximo encontro, com esperança de que isso aconteça em breve! Não podemos deixar de sonhar e acreditar que teremos essas oportunidades, que agora, mais que nunca, aprendemos a valorizar.

Quantas coisas bonitas estão acontecendo nesse momento, será que estamos abertos e percebendo ao nosso redor? Precisamos ficar atentos às oportunidades existentes mesmo em um contexto turbulento, que também é muito propício para reflexões profundas sobre a nossa vida: famílias repensando a sua forma de se relacionar; empresas refletindo sobre seus negócios e o seu propósito, assim como as inúmeras ações solidárias acontecendo!

Precisamos ficar atentos ao que nos nutre e que nos faz ter esperança de dias melhores!

Se uma ação solidária te toca, crie um projeto, junte-se à alguma ação que já esteja ocorrendo, faça desse movimento o seu objetivo neste momento!

Se os seus amigos e familiares são a sua fonte de energia, busque-os com mais frequência, crie encontros virtuais, compartilhe!

Se a fé, a religiosidade te dá força, busque participar de grupos on line… Tem muitos acontecendo!

E se ainda assim, a situação de angústia é tão intensa que nada disso está sendo alternativa para você, ainda tem a opção de buscar atendimentos on line de psicólogos. Existem vários projetos gratuitos de apoio sendo oferecidos.

Enfim, para termos força para levantar todos os dias e cuidar da nossa saúde psíquica, precisamos ter esperança, redesenhar ou criar novos projetos, nutrir nossos sonhos, desejos e acreditar que teremos a oportunidade de viver dias melhores no futuro.

Então lembre-se, esperança e fortalecimento de redes de compartilhamento, podem nos nutrir para garantirmos mentes saudáveis para literalmente viver uma nova vida quando tudo isso acabar!!

Danielle Quintanilha Merhi Sócia da Utz Soluções para Empresas Familiares e Psicanalista. Artigo produzido para Next Editorial e publicado em 26 de Abril de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.